A Moda está, quase, fora de moda

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Estamos de volta para debater como a Moda tem se comportado em tempos de “crise”, operação moda fraca (vide vídeo do Porta dos Fundos sobre como o mercado fashion trabalha a concorrência mercadológica), verba reduzida para a principal semana de Moda do País e como as marcas tem pensado para agradar o consumidor no “see now buy now”.

 A prefeitura reduziu 37,5%  o aporte de apoio institucional na SPFW. Talvez por isso o evento não teve tanto barulho como nas outras edições (2017= R$3,5 milhões ante 2016 R$5,6 milhões). Com menos lounges que o habitué, o pavilhão da Bienal intensificou ações paralelas dentro do próprio espaço com iniciativas que discutiram o papel da moda.

No campo dos digitais influencers da vez, o canal Porta dos Fundos aproveitou a deixa para colocar no ar um programete sobre a produção das coleções, questões mercadológicas de competitividade coma China e mais fundo abordou o trabalho escravo na confecção das peças. Agulha de ouro para o pessoal do Porta, afinal entra ano sai ano nenhuma ação é efetivamente tomada e a desculpa de que não é possível conhecer toda uma cadeia de fornecimento perdura.

Outro ponto que a Moda tem se debatido é a questão do “veja agora compre agora”. Mudanças que tem se mostrado eficaz internacionalmente. Mas será que nosso mercado é tão desenvolvido assim? Aguardemos a próxima estação para entender como esse sistema está se comportando.

A Moda nunca esteve tão fora como moda como agora. Mais do mesmo, tudo de fora é melhor aos olhos de todos. E o Brasil é mais do que a moda folclórica. Ainda precisamos repensar o lifestyle do brasileiro. Afinal não só vivemos de praia, selva de pedra ou desfrutamos de uma riqueza natural imensa. Somos a convergência desses habitats.
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